quarta-feira, 26 de março de 2014

Museu do Louvre

Olá a todos os que nos seguem :-)

Vamos lá continuar a nossa viagem por Paris. Hoje é dia de falarmos do Museu do Louvre.



O Museu do Louvre é um dos maiores e um dos mais famosos museus do Mundo. Mais à frente vou falar-vos e mostrar-vos algumas das suas atracões, mas não podemos de referenciar algumas das principais, e que são a pintura de Mona Lisa de Leonardo Da Vinci e as esculturas Vitória de Samotrácia e Vénus de Milo.

O Museu está localizado dentro do Palácio do Louvre, entre o Rio Sena e uma rua que adorei particularmente, a Rue de Rivoli.

Mesmo para quem não seja apreciador de arte, o Museu do Louvre, faz parte das visitas obrigatórias de uma viagem a Paris.

Como já vos disse a nossa viagem foi sempre feita a pé. De qualquer forma por um ou por outro motivo nem sempre é possivel a deslocação ser feita desta forma. Por isso deixo-vos aqui informação sobre a melhor forma de chegarmos ao Museu do Louvre.

Como chegar ao Museu do Louvre?


  • Metro: devemos sair na estacão de metro Palais Royal Musée du Louvre - linha 1.
  • Autocarro: podemos apanhar o 21, 24, 27, 39, 48, 68, 69, 72, 81 ou 95.

Quando podemos ou não visitar o Museu do Louvre? / Horários 

- O Museu do Louvre pode ser visitado diariamente, com exceção das terças feiras. 
- Está também encerrado nos seguintes feriados: 1 de Janeiro, 1 de Maio e 25 de Dezembro.
- Às segundas feiras, quintas feiras, sábados e domingos o Museu do aloure pode ser visitado das 9h às 18h.
- Às quartas feiras e às sextas feiras o horário é mais alargado e o Museu do Louvre pode ser visitado das 9h às 21h45m.

Museu do Louvre

- No Museu do Louvre podemos ver um pouco de todo o mundo, ou seja, podemos ver um sem número de obras de arte que abrangem milhares de anos, quer da civilização oriental quer da civilização ocidental. Podemos encontrar artefactos do Egipto Antigo, artes decorativas, esculturas greco-romanas, pinturas e muitas outras coisas.

- Quem pretenda visitar o Museu integralmente, pode dedicar-lhe um dia inteiro. Quem gostar de arte q.b. e tiver a consciência que mesmo de mapa na mão consegue ver grande parte do Museu dificilmente estará por lá menos de 4h. 

- Quem chegar ao Museu do Louvre de metro vai entrar directamente no Napoleon Hall, local onde pode comprar os bilhetes e adquirir gratuitamente a planta do Museu do Louvre.

- Se chegarmos ao Museu do Louvre a pé ou de autocarro vamos encontrar logo as Pirâmides de Vidro, lindíssimas e que merecem o respetivo registo, por isso se chegar de metro suba para as ver. Chegando a pé ou de autocarro, como vos disse, observem todo o espaço envolvente que é lindíssimo, tirem umas fotografias e depois desçam então as escadas que dá acesso ao Napoleon Hall onde podem comprar os bilhetes e retirar o respetivo mapa que irá ser muito útil para vos guiar nesta visita.

História do Museu do Louvre e principais atracões:

- O Museu Louvre foi construído em 1190 como fortaleza do rei Filipe Augusto para proteger Paris dos ataques dos Viquingues. Depois deste rei, seguiram-se mais quatro séculos de reis e imperadores que foram reformando e ampliando a estrutura original. A mais "recente aquisição" é a pirâmide de vidro no pátio principal, que dá acesso a todas as galerias.



Principais atracões:

  • Arc de Triomphe du Carrosel
  • Fosso Medieval
  • Colunata de Perrault
  • Pirâmide do Louvre




- O Arc de Triomphe du Carrosel foi erguido no ano de 1805 para serem comemoradas as vitórias de Napoleão.










 




- Nos fossos medievais podem ser vistas a base das Torres gémeas e o apoio da ponte levadiça da fortaleza de Filipe Augusto.
 






 
- No interior do Museu do Louvre as obras estão distribuídas por quatro pisos. Existem ainda oito secções: 
          - antiguidades egípcias, antiguidades gregas, etruscas e romanas, arte islâmica, esculturas, artes decorativas, pinturas, gravuras e desenhos.

As colecções imperdiveis no Louvre:

  • Mona Lisa
  • Vénus de Milo
  • Cavalos de Marly
  • Escravo Moribundo
  • ...



  • Quadro da Giaconda, a Monalisa de Leonardo da Vinci
    O Escravo Moribumdo

    Psique reanimada pelo beijo do amor

    Afrodite [Vênus de Milo]


    Visitar o Louvre é uma experiência única e muito enriquecedora culturalmente.

    Outras informações:

    Preço - a partir de 12€ (pode ir até aos 16€ em função das exposições temporárias e permanentes)

    Sabia que é possivel ver gratuitamente o Museu do Louvre? Se conseguir planear a sua viagem entre os meses de Abril e Setembro as entradas são gratuitas nos primeiros domingos destes meses.

    Site - http://www.louvre.fr/
     

    Sem comentários:

    Enviar um comentário