O Haring (arenque) é arenque... cru.
Como já tive oportunidade de partilhar aqui trata-se então de um peixe comido cru, acompanhado de cebolas e pickles.
Há quem prefira comer os pedaços de arenque inteiros ou em pedaços. Dizem que é muito bom... mas aquela cebola crua... a mim... desculpem-me, mas não me diz nada.
A melhor altura do ano para comer o arenque é em junho, altura em que é celebrado o "Hollandse nieuwe", o arenque da estação. No resto do ano, mesmo não sendo mau, é congelado.
quarta-feira, 22 de outubro de 2014
domingo, 19 de outubro de 2014
Amsterdão - Pratos típicos - Appelgebak met slagroom (Torta de maçã com chanitili)
É frequente dizer-se que os holandeses não têm comida típica, mas esta "piada" recorrente neste país não corresponde à verdade.
Existem uma série de deliciosos pratos neste país... e também deliciosas sobremesas.
Ora vejamos:
Diz quem sabe que o melhor é acompanhar esta maravilhosa tarte com um café expresso.
A tarte vem acompanhada com slagroom... ninguém merece, não havia forma mais simples de se dizer chantili??? que era a única coisa que eu não comeria...
Há quem a sirva também com ijs, um sorvete, ou então simples.
Por ser tão famosa a tarte de maçã é servida em todos os lugares, do mais básico ao mais chique de todos os lugares.
Nunca experimentei, mas após ter feito várias pesquisas de receitas e como é algo que quero experimentar descobri várias e elegi esta. Fica aqui a sugestão.
Existem uma série de deliciosos pratos neste país... e também deliciosas sobremesas.
Ora vejamos:
- Appelgebak met slagroom (Torta de maçã com chantili)
Diz quem sabe que o melhor é acompanhar esta maravilhosa tarte com um café expresso.
A tarte vem acompanhada com slagroom... ninguém merece, não havia forma mais simples de se dizer chantili??? que era a única coisa que eu não comeria...
Há quem a sirva também com ijs, um sorvete, ou então simples.
Por ser tão famosa a tarte de maçã é servida em todos os lugares, do mais básico ao mais chique de todos os lugares.
Nunca experimentei, mas após ter feito várias pesquisas de receitas e como é algo que quero experimentar descobri várias e elegi esta. Fica aqui a sugestão.
sexta-feira, 17 de outubro de 2014
Amsterdão - Comidas
Todos dizem que a comida na Holanda nos pode surpreender bastante... e acredito que seja verdade. A cozinha holandesa oferece-nos muito mais que aquilo que a identificada normalmente.. e que são as batatas cozidas, os legumes e a carne.
Todos os anos crescem o número de restaurantes que aparecem no ranking Michelin, assim como cresce a sua reputação.
À semelhança do que acontece no nosso país os pratos tradicionais variam consoante as regiões. E claro, também não falta a comida pecaminosa, como é o caso dos aperitivos, doces, cookies e pães.
Um dos clássicos da comida holandesa é o haring (arenque).
O clássico arenque cru, que se venda nestas barraquinhas de rua. O areque é um peixe marinha que, na Holanda, é comido cru, e acompanhado de cebolas... e pickles... acho que é uma combinação de sonho...
Todos os anos crescem o número de restaurantes que aparecem no ranking Michelin, assim como cresce a sua reputação.
À semelhança do que acontece no nosso país os pratos tradicionais variam consoante as regiões. E claro, também não falta a comida pecaminosa, como é o caso dos aperitivos, doces, cookies e pães.
Um dos clássicos da comida holandesa é o haring (arenque).
O clássico arenque cru, que se venda nestas barraquinhas de rua. O areque é um peixe marinha que, na Holanda, é comido cru, e acompanhado de cebolas... e pickles... acho que é uma combinação de sonho...
quarta-feira, 15 de outubro de 2014
terça-feira, 14 de outubro de 2014
Amsterdão - Mercado das Flores
E agora finalmente... os mercados que tanto gostamos... neste caso o Mercado das Flores e um Mercado de Antiguidades...
O Mercado das Flores é um mercado enorme... Aqui comprámos uma soca... cor de laranja, claro, com alguns bolbos de tulipas para plantarmos :-) :-) hehehe....
É engraçado pois há coisas que nunca dei muita importância... e que hoje adoro... talvez por ter adquirido uma paixão que até à uns anos atrás desconhecia.... a paixão pela cozinha. E com ela claro, o gosto por tudo o que lhe está associado. Ervas aromáticas, plantas, mercados, livros e revistas de cozinha, que teimo em trazer de todo o lado :-)
O Mercado das Flores, de seu nome, Bloemenmarkt, está situado junto ao canal Singel, e é claro, um dos locais mais tradicionais da cidade.
Existe desde 1862 e é aqui que podemos comprar os famosos bolbos de tulipas para além de sementes de plantas exóticas, para além de outras recordações tradicionais. Tem cerca de 20 bancas flutuantes e pode ser visitado durante todo o ano.
O Mercado das Flores é um mercado enorme... Aqui comprámos uma soca... cor de laranja, claro, com alguns bolbos de tulipas para plantarmos :-) :-) hehehe....
É engraçado pois há coisas que nunca dei muita importância... e que hoje adoro... talvez por ter adquirido uma paixão que até à uns anos atrás desconhecia.... a paixão pela cozinha. E com ela claro, o gosto por tudo o que lhe está associado. Ervas aromáticas, plantas, mercados, livros e revistas de cozinha, que teimo em trazer de todo o lado :-)
O Mercado das Flores, de seu nome, Bloemenmarkt, está situado junto ao canal Singel, e é claro, um dos locais mais tradicionais da cidade.
Existe desde 1862 e é aqui que podemos comprar os famosos bolbos de tulipas para além de sementes de plantas exóticas, para além de outras recordações tradicionais. Tem cerca de 20 bancas flutuantes e pode ser visitado durante todo o ano.
domingo, 12 de outubro de 2014
Amsterdão - Ícones de Amsterdão
A Holanda é um país carregado de ícones... São as socas, as bicicletas, as túlipas, a cor laranja, os moinhos.... enfim uma lista bastante extensa de símbolos que embelezam esta cidade.
Parques e parques de bicicletas... como é que ninguém se engana na sua??
Parques e parques de bicicletas... como é que ninguém se engana na sua??
sábado, 11 de outubro de 2014
Amsterdão - Cheese & More - By Henri Willig
Há uma outra coisa que me fascina sempre nos locais onde passo... as lojas... quando são diferentes e fantásticas, fico fascinada. A apresentação vale tudo e sempre se disse que os olhos também comem... e aqui come-se bem...
Dezenas ou centenas de queijos diferentes, molhos, enchidos e biscoitos.... tudo muito apetitoso e delicioso... É queijo com molho pesto, com chilli e de tantas outras coisas deliciosas.... lá se foi a dieta... lol... eu e o meu amor... lambucámo-nos aqui...
Subscrever:
Mensagens (Atom)



